Mitu, Vaupes, Colômbia
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Historicamente, a região amazônica e a fundação do município de Mitú têm sido enquadradas em profundas rivalidades e conflitos sociais. Os indígenas vieram para essas selvas por mais de doze mil anos. Os pesquisadores afirmam que naquela época o nível do mar subia a tal ponto que os reservatórios, riachos e pântanos do baixo Amazonas ficavam completamente cobertos de água; portanto a população subia seguindo o curso dos rios e riachos pela imensidão da selva, sendo dividida em grupos. Ao se distanciarem, passaram a se diferenciar em suas linguagens e histórias, em suas formas de organização sociopolítica: sua música e dança, seu conhecimento das plantas e animais, das terras e águas, do manejo das doenças e até dos modos de vida. ensine e aprenda. Com o tempo, a população foi aumentando e se expandindo e os territórios de caça e pesca eram cada vez menores; Por isso o povo começou a lutar intensamente. Enquanto alguns buscavam possuir um território, outros tentavam defendê-lo. Apesar das diferenças entre as tribos, principalmente entre Makúes e Tucanos, eles buscavam a reaproximação por meio de trocas e alianças que os levassem a viver em harmonia e congruência com o delicado equilíbrio ecológico da selva. A presença dos brancos, como são chamados os sertanejos, “explica-se pensando nos religiosos e nos leigos. Os missionários vieram para esta região desde 1550 com o objetivo de cristianizar os indígenas e transformar este território na terra de Deus. Construíram aldeias e formas de aproximar os indígenas para alcançar seus objetivos evangelizadores ”. Os leigos ou primeiros conquistadores, como Hernán Jiménez de Quezada em 1538 e um alemão chamado Phillip Von Hutten em 1541, não satisfeitos com todas as riquezas roubadas nas terras altas centrais do país, continuaram a pesquisar as planícies e o selvas. De 1890 a 1920, empresas inglesas, portuguesas e holandesas exploraram borracha preta, borracha balata e outros produtos típicos da selva. Em 1903 existe uma grande rivalidade entre seringueiros brasileiros e colombianos, devido à monopolização da mão de obra, principalmente nas bacias e margens dos rios Negro e Apaporis. Por volta de 1911 houve uma onda de colonos vindos de Huila, quase todos ex-combatentes da Guerra dos Mil Dias atraídos pelo boom da borracha. A atividade dos seringueiros colombianos concentrava-se principalmente no alto e no baixo Vaupés, no rio Papurí e na região de Tiquié; áreas caracterizadas pela caça de índios por meio de endividamento pela compra de itens que seu empregador vendia a eles, situação que gerou uma forma de escravidão disfarçada pelos patrões. As etnias Tucanos e Carrijonas se estabeleceram nesta área. Em outubro de 1936 Miguel Cuervo Araoz chegou a Mitú quando este era apenas um vilarejo, dando-lhe o nome de Mitú, que significa Paujil, nome que corresponde a uma ave selvagem do leste da Colômbia na língua Yeral, ponto de encontro entre as diferentes comunidades indígenas, da exploração da borracha. , de peles e centro missionário. Sua principal atividade era a troca comercial de borracha por alimentos, roupas, combustível, entre outros. Na década de 1940, a RUBER DEVELOPMEN CORPORATION adquiriu o monopólio da exploração da borracha, apresentando o boom da borracha em decorrência da demanda da Segunda Guerra Mundial. Outras empresas como a La Casa de Rosas del Brasil e a Casa Arana del Perú, que tratavam, maltratavam e abusavam desumanamente os indígenas, chegando a marcar sua pele com ferros quentes. O boom da borracha acabou por causa da competição gerada pelo surgimento da borracha asiática, da borracha sintética e do desmatamento da selva. Nos anos 60 houve uma bonança de peles que culminou com as denúncias de extermínio de espécies como o tigrillo, o tigre, o lobón (cachorro-d'água), a lontra entre outras, causando fortes prejuízos ao fauna e o equilíbrio do ecossistema da floresta amazônica. Nos anos 1979_1983 ocorreu a bonança da coca, “anos em que os cargos públicos não eram lucrativos. Durante esses anos todos tinham dinheiro, então houve uma grande miséria, tanto material, espiritual e moral, porque a coca tirou e destruiu as estruturas mais íntimas da cultura indígena; além da corrupção e da crise de valores dos habitantes ”Depois voltaram a ser cobiçados os cargos oficiais, os contratos e fornecimentos com as entidades oficiais e o dinheiro das transferências para as comunidades indígenas que até hoje sustentam a economia do município . O município de Mitú, capital da então Delegacia Especial de Vaupés, foi criado pelo Decreto Nacional nº 1.666, de 6 de agosto de 1974. Seu primeiro prefeito foi o senhor Jorge Enrique Jiménez, nomeado pelo decreto nº 090 de 14 de abril de 1975. A Câmara Municipal foi instalada pela primeira vez em 5 de novembro de 1976. Com relação aos problemas de saneamento, historicamente cada período de expansão tem sido de alta produção de resíduos sólidos, uma vez que alimentos, bebidas, eletrodomésticos foram importados da Europa e do Brasil em tempo da seringueira e da cidade de Bogotá e Villavicencio em outros tempos, mesmo com o boom da coca. Essas importações geraram resíduos de vidro, papelão, plástico, latas, entre outros. De acordo com o Sr. Julián Perilla, líder comunitário entrevistado, a fazenda onde está localizado o lixão municipal atualmente é propriedade da família Perilla; seu avô, Dom Domingo Perilla, foi um colono que viveu ali por aproximadamente 70 anos com seus descendentes. Há aproximadamente 25 anos, seu proprietário emprestou um hectare ao município para usar como lixão.
Mitú é a capital do departamento de Vaupés, que fica no sudeste da Colômbia com a fronteira com o Brasil, o município está localizado predominantemente na margem direita do rio Vaupés. Com cerca de 16.422 km segundo o censo dinamarquês e com uma população aproximada de 16.580 habitantes onde predomina a raça indígena com uma variedade de 27 etnias diferentes. Mitú se caracteriza por ser um setor de transição entre as planícies secas da Orinoquia e a floresta amazônica. Suas temperaturas variam entre 25 e 30 ° C com uma distância aproximada de 660 quilômetros quadrados (por via aérea) ao sudeste de Bogotá, somos um destino incrível para começar uma aventura pelos diversos atrativos da região como cavernas, pinturas rupestres, praias , ilhas, morros, comunidades indígenas e diferentes spas naturais de beleza surpreendente. A cidade é pequena, mas possui todos os recursos potenciais para iniciar o ecoturismo ou o turismo de aventura.
Geograficamente, o Município de Mitú está localizado no Departamento de Vaupés que fica no sudeste da Colômbia com a fronteira com o Brasil, é a capital do Departamento, o Município está localizado predominantemente na margem direita do Rio Vaupés.
Localização
O município de Mitú está localizado entre 000 14 "e 10 48" ° de latitude norte e entre 690 50 'e 700 30' de longitude oeste do meridiano de Greenwich.
Economia
Usos terrestres
Mais de 98% das terras do município estão cobertas por florestas tropicais, que fazem parte da Reserva Florestal Amazônica, por meio da Lei 2 de 1959, portanto, seus usos estão condicionados a usos de proteção e proteção da produção. Esta área também é uma Reserva Indígena por meio do Convênio INCORA 086 de 1982, determinando que se trata de um território coletivo dos povos indígenas compatível com a Reserva Florestal. São 1,5% do uso do solo do Município, conhecido como área de assentamento, enquadrado em um km nas laterais e nas margens da rodovia Mitú-Monforth, que tem extensão projetada de aproximadamente 105 km. Atualmente a estrada chega ao Km 57, onde as atividades agrícolas são realizadas por assentados e indígenas.
Uso agrícola
O uso agrícola é determinado por uma agricultura itinerante do sistema de policultura denominada chagras; que na maioria dos casos é da responsabilidade da mulher. Também é muito comum a produção de safras excedentes para comercialização na cidade de Mitú. O chagra é uma área de floresta primária, secundária ou de restolho que os povos indígenas derrubam e queimam para estabelecer várias culturas associadas e consorciadas; Depois de dois ou três anos, quando o solo perde a fertilidade, é abandonado, ficando com árvores frutíferas e palmeiras que serão utilizadas como futuro local de coleta conhecido como "pepeo". A área aproximada de uma fazenda é de um a dois hectares. Esta atividade se desenvolve principalmente na estrada Mitú-Monforth e no entorno das comunidades indígenas. Onde as principais safras de pão são: mandioca, milho, coca, banana, batata doce e inhame. As frutas que se cultivam na região são: lulo, borojo, araza, mamão, zapayo, melancia, sapote e cacau. Existem também outros tipos de árvores frutíferas conhecidas como Amazonas: umari, ucuqui, caimo, marañon, copoazu, caimarona uva, ibapichuna, outras: palmeiras amazônicas: wasahi, pataba, pupuña, miriti, inaya, corombolo, outras.
Pecuária
A pecuária no município foi promovida na segunda metade do século XX, por religiosos missionários nas comunidades indígenas e pelo estado na rodovia Mitú - Monforth; Em geral, é extensa, e neste momento é uma atividade incipiente, com baixo nível de exploração tecnológica. Em geral, a atividade pecuária sustentável no município é desconhecida, em parte porque não foram desenvolvidas práticas de manejo e conservação do solo adequadas; assim como podem ser os modelos de produção agro-silvipastoril intensiva que permitem atingir produções contínuas sem degradar o meio ambiente de forma irreversível. Uso recreativo e paisagístico. No município existem áreas naturais de ricas paisagens cuja função é o descanso ou recreação e atividades esportivas como: Caño Cucura, Raudal del Yuruparí, Cachivera de Santa Cruz e Cuevas de Urania. Essas áreas não possuem infraestrutura ou gestão adequada por parte dos turistas que as visitam, gerando problemas de lixo e deterioração da qualidade da água, entre outros.
A beleza das suas paisagens naturais e a riqueza da fauna e da flora oferecem um certo atractivo turístico, que inclui espécies únicas da fauna e da flora. As principais culturas são mandioca ou tapioca, milho, banana, inhame e frutas silvestres. Recursos de mineração como ouro e ilmenita são explorados.
Parques naturais
Não existem parques naturais, deve-se levar em consideração que o município como um todo faz parte da reserva florestal amazônica declarada pela Lei 2 de 1959 e até o momento não foi subtraída a área correspondente ao setor urbano de Mitú. Como praticamente todo o território é selva, não há remanescentes de mata, muito menos florestas plantadas. Destacam-se as seguintes colinas do município, embora tenham alturas entre 100 e 300 metros acima do nível do mar, são colinas dispersas, com extremidades arredondadas e na maioria dos casos sem vegetação. Composto por rochas cristalinas pré-cambrianas, com texturas graníticas. Estes são os mais destacados: Guacamayas, Pringahermosa, Pirapuku, Santa Lúcia, Peña de Guamoya, Avina, Pedo de la Guacamaya, Tui, Utura, Cacuri, Pecu, Banco de Tigre, Banco de Morroco e Trueno. Infelizmente a ordem pública não permite o acesso ao morro Guacamayas, o mais próximo da sede do município, portanto, não pode ser considerado um mirante. PAISAGEM CULTURAL Os elementos da paisagem cultural presentes no município são os elementos mais relevantes da paisagem natural e que coincidem com os locais de grande significado para as culturas indígenas presentes no território e se destacam, entre outros marcos cultural-naturais, as cachiveras, as corredeiras , miritizales, cavernas, salgadas, as colinas. FLORA E FAUNA O departamento de Vaupés caracteriza-se por ser um dos departamentos que possui grande biodiversidade, tanto em flora como em fauna silvestre e hidro biológica. As florestas do Vaupés caracterizam-se pelo fato de que em sua área se desenvolve uma estratégia competitiva de muitas espécies (por unidade de área), cuja grande biomassa faz um armazenamento quase exclusivo dos elementos minerais que fornecem nutrientes à cobertura vegetal por meio de reciclagem. A vegetação do departamento está condicionada aos materiais parentais e à textura dos solos e condições por sua vez da sua drenagem; resultando em raquitismo herbáceo, arbustivo, palmeira, floresta densa, vegetação plana ou vegetação de solo superficial (onde há afloramentos rochosos).
Mitú tem uma riqueza cultural, é adequada para o turismo cultural. As culturas indígenas presentes no território se destacam entre outros marcos culturais-naturais. Você pode ver riachos, cachiveras, miritizales, cavernas, salinas, morros, etc.
Flora e fauna
É caracterizada pela biodiversidade, tanto flora quanto fauna. As florestas são caracterizadas pelo fato de várias espécies se desenvolverem em sua área.
O recurso da flora é utilizado por comunidades indígenas e pela população local. É muito útil para diversos fins: como medicamento, fornecimento de madeira, culinária, ornamental e industrial para a fabricação de óleos, resinas, fibras, tinturas, etc.
Mitú também é rica em fauna, foram encontradas 586 espécies da fauna silvestre e 96 espécies de peixes, dos quais grande parte são utilizados pelas comunidades indígenas: como alimento, para atos rituais, na cultura indígena, como medicina e na outros casos, na fabricação de instrumentos musicais ou na decoração de eventos culturais tradicionais indígenas. Entre as espécies mais importantes encontram-se antas, cerrillos, cervos, tintins, churucos, paujiles, periquitos, guaras, etc.
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